sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Caminho da interdisciplinaridade na escola de educação integral - uma experiência que está sendo construída.
Em primeiro lugar é importante que os profissionais da educação conheçam ou construam o currículo da educação integral. Neste caso, grupos de estudos serão necessários, planejamentos e muitas discussões a respeito das preocupações que envolvem o trabalho a ser desenvolvido na escola em tempo integral, com todos os profissionais que atuam com o mesmo grupo de alunos.
Como na escola em que trabalho a construção do PPP, do planejamneto anual e da proposta de trabalho estão sendo construidas concomitantemente com a implantação do programa da educação integral em tempo integral as dificuldades apresentam-se muito claras, pois são emergentes, precisam ser logo analisadas e solucionadas (dentro do que for possível).
Temos um horário semanal de planejamento, e hoje, com o entrosamento dos profissionais que estão juntos desde o começo do ano, conseguimos planejar atividades de maneira interdisciplinar. Temos um tema gerador, vários profissionais sugerem as atividades que podem ser realizadas, pensando nas diversas áreas de conhecimento que são trabalhadas no programa de educação integral. As atividades passam a ser organizadas de maneira que se uma complemente a outra e aborde o tema gerador na maioria das áreas de conhecimento (disciplinas tradicionais e as extra curriculares como: dança, música, artes visuais, filosofia).
Como ponto positivo já percebemos a parceria entre os professores ao trocar informações sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas e sobre a aprendizagem dos alunos. Estes por sua vez demonstram mais interesse e compreensão das atividades desenvolvidas, pois estão co-relacionadas nas diversas áreas de conhecimento. Quando possível, promovemos passeio de estudo que complemente o estudo  efetuado.
Trabalhamos a autonomia dos profissionais da educação quando oportunizamos que decidam o que e como trabalhar, dentre os conteúdos programáticos necessários para cada grupo de alunos. Nós, enquanto equipe pedagógica, coordenamos o processo pelo qual se desenvolverá as atividades, apoiando os professores no que for necessário. 
Nos momentos de planejamento e formação dos profissionais oportunizamos momentos de pesquisa e instigamos os professores a ampliar sua pesquisa.  
Um outro ponto positivo é que ao desenvolvermos um trabalho interdisciplinar, com um tema gerador, outros colegas da escola, profissionais ou não da educação, trazem contribuições, ideias do que ou como pode ser trabalhado com os alunos, complementando o trabalho.
Para ser mais clara vou citar o trabalho que está sendo desenvolvido neste momento no CEM São Luiz . As turmas de 1º ao 5º ano estão trabalhando as diversas culturas que influenciaram nossa cidade. Cada turma escolheu a cultura de uma região do mundo: alemã, italiana, africana, portuguesa, espanhola. Nos momentos de planejamento, as atividades foram programadas e organizadas para serem desenvolvidas neste bimestre, finalizando com uma exposição dos trabalhos concluidos, como uma feira de conhecimento. Desta forma todos os profissionais estão empenhados em pesquisar atividades variadas que podem enriquecer este trabalho. Os alunos ja estão percebendo o envolvimento dos professores, na sequencia das atividades trabalhadas. Ex: os professores de dança e de música estão trabalhando com cada turma de acordo com a cultura pesquisada, em parceria com os professores regentes. Os professores regentes das turmas de 1º ao 5º ano conversam sobre o que estão desenvolvendo com seus alunos e um dá sugestão para o outro. As turmas também interagem entre si, apresentando as atividades que estão sendo realizadas. Enfim, o trabalho está fluindo de maneira prazerosa para todos, assim como produtiva do ponto de vista pedagógico.
Resumindo, acredito que o caminho da interdisciplinaridade na escola de educação integral passa por várias etapas, ou melhor, necessita de alguns pré-requisitos:

  •  ter um grupo de profissionais comprometidos com o trabalho da escola, de preferência que tenham um vinculo com a mesma (efetivos, ou que estejam um certo tempo juntos)

  • tempo para formação dos profissionais, planejamento e pesquisa garantidos semanalmente

  • valorização dos profissionais, onde estes se sintam respeitados no ambiente em que trabalham

  • participação dos professores na gestão escolar, compartilhando os interesses 

  • condições para pesquisa, motivação pessoal e coletiva

  • trabalho em parceria, onde um perceba a importância do outro para melhor desenvolver seu trabalho.

  • conhecer a realidade da comunidade escolar,interesses, possibilidades e limites, antes de escolhar os temas geradores dos projetos, ou trabalhos
Quando um ou mais destes itens falhar, ou não ser efetuado, por infinitos motivos, o caminho será mais dificultoso e o resultado poderá ser comprometido, ou seja, o processo ensino-aprendizagem, a construção do conhecimento, saíra prejudicada. Resultando em profissionais da educação e estudantes desmotivados, irritados. 
 

 

 

 



 

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