sexta-feira, 18 de maio de 2012

Agentes Curriculares e a Educação Integral

LUGAR DOS AGENTES CURRICULARES - IMPLICAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL - Quais limitações e quais possibilidades?

De acordo com o que discutimos nas aulas sobre as origens do currículo escolar, compreendi que os agentes curriculares, entendidos aqui como, os educadores, os estudantes, a mídia, os pesquisadores, exercem um poder na construção do currículo. De acordo com seus interesses, crenças e ideologias o currículo será abordado e trabalhado na prática.

Para construirmos um curriculo para Educação Integral, precisamos ouvir todos os seus agentes, entendendo aqui por agentes a comunidade escolar: pais, estudantes, profissionais da escola, secretaria da educação regional (município, estado, federal). Precisamos conhecer melhor as políticas públicas que orientam a implantação da educação integral, como no caso dos textos base do Programa Mais Educação, conhecer a história da educação de nosso país, para poder compreender os reais motivos desta implantação.

A maior dificuldade é unir o pensamento de todos. Como fazer isso? Que tempo e espaço temos para discutir, estudar. O processo de implementação da Educação Integral está acontecendo nas redes de ensino, mas será que está sendo discutida a construção do currículo? Quem está discutindo? O que está sendo discutido? O que se entende por currículo e como se processa a construção deste?

Posso falar do que está acontecendo na escola que trabalho, que iniciou com a Educação Integral em tempo integral neste ano com os três primeiros anos do Ensino Fundamental. Temos um dia na semana para trabalhar com os professores formação e planejamento. Nestes encontros estudamos as orientações da implantação da educação integral, pelo governo federal e a proposta do município de São José. Temos discutido sobre o tempo e o espaço destinado as atividades escolares, assim como, para o lazer e descanso das crianças. Refletimos sobre a importância da integração das disciplinas ou das áreas de conhecimento, tendo em vista que estas estão se ampliando, pois foram introduzidas aulas de filosofia, artes visuais, música, dança e xadrez no currículo da educação integral, além do inglês e educação física, juntamente com as disciplinas tradicionais. Os professores regentes tem questionado sobre a dificuldade de integrar tantas áreas de conhecimento. Além disso também discutimos o desgaste para professores e alunos a permanência de 9 horas no ambiente escolar. Muitos familiares das crianças tem apresentado queixa sobre a obrigação de permanecer tanto tempo na escola. Alguns profissionais que trabalham na escola ainda não compreenderam o objetivo desta ampliação do tempo escolar. Muitas pessoas associam o programa da Educação Integral apenas com o assistencialismo - mais alimentação e proteção estando no ambiente escolar.
Com os professores temos discutido formas diversas de trabalhar o conhecimento, buscando conhecer a história das crianças, seus interesses e dificuldades, para a partir dai fazer os planejamentos.
Elencamos os conteúdos que deveriam ser trabalhados em cada ano/turma. Escolhemos um tema gerador para escola, não só para a Educação Integral, pois temos que lembrar que a escola é única, apesar de trabalhar com programas diferenciados (Educação Integral, Ensino Fundamental Regular, EJA, Programa Mais Educação). Sentimos ainda a dificuldade de integrar o conhecimento, mas estamos nos esforçando para que isso possa acontecer.

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