O que eu considero
relevante sobre currículo, cultura e conhecimento escolar?
Previamente,
quando pensamos em currículo escolar
lembramos dos conteúdos
programáticos, da grade curricular,
da divisão e particularidade das disciplinas
escolares, em cada fase escolar. Com a análise e estudo referente ao currículo
passamos a entender que este vai além da organização dos conteúdos
transmitidos. Precisamos pensar nas
intenções desta organização, ou seja, no porque desta seleção de conteúdos.
Lembramos das intenções, do que não é dito, mas expresso intuitivamente ao se
trabalhar determinados temas, lembramos também a maneira que estes assuntos são
repassados, as metodologias de
ensino, o tempo e o espaço destinado a diferentes
disciplinas, a organização das
turmas de estudantes, enfim analisamos o currículo que não é escrito ou falado,
o currículo oculto.
Quando
pensamos na palavra cultura,
pensamos nos conhecimentos culturais, sociais, conhecimentos estes que podem ser populares ou científicos. A escola prioriza através do currículo,
o conhecimento científico, a alta cultura. No currículo escolar faz-se uma
seleção da cultura que se deseja trabalhar com os estudantes, para isso tem-se
alguns critérios de seleção. Nesta seleção observamos as relações de poder, ou
seja, por que determinada cultura é valorizada mais enfaticamente. Refletimos
sobre a influência da cultura europeia na construção do currículo brasileiro.
Discutimos
a importância de compreender o conhecimento escolar, como a junção do conhecimento popular com o conhecimento científico. Partimos dos conhecimentos dos alunos, das suas experiências de vida, porém precisamos ter o cuidado para não simplificar o conhecimento, ou seja, trabalhar o mínimo, somente estudar o que está próximo do
estudante, pensando que os mesmos não compreenderão além disso. Quando se fala em partir do conhecimento do aluno,
estamos falando do início do processo, porém é necessário ampliar o
conhecimento trazendo referenciais novos, conhecimentos das diversas áreas,
buscando fazer a análise dos temas abordados em sala. O estudante precisa
estabelecer um significado para cada área do conhecimento, para a partir daí,
poder compreender o que está sendo dito e fazer suas análises e críticas.
Ao fazer
a análise dos livros didáticos utilizados nas escolas, observamos o que está
escrito, ou seja, os conteúdos apresentados, mas também podemos verificar
através das imagens, da organização dos textos e exercícios, da repetição de
determinados temas, as intenções curriculares. O estudante ao manusear um livro
primeiramente visualiza as imagens, as formas de apresentação do material, as
letras coloridas, maiores, depois é que o mesmo vai verificar os temas
abordados, o conhecimento explícito. A forma com que o professor vai trabalhar
os temas e a criticidade pelo material impresso deve também ser analisado.
De acordo
com Sacristan (1997) a cultura escolar
vai além dos conhecimentos, da cultura intelectual, pois agrega a educação
moral, atitudes, entendimento de mundo. Desta forma a cultura escolar perpassa
também pelo conhecimento popular, pelas relações entre os agentes curriculares,
pela organização do ambiente escolar.
A seleção
cultural dos conteúdos e a legitimação dos saberes são fatores importantes na constituição
da cultura escolar, pois delimitam o que é mais valoroso na construção do
conhecimento.
Pensando
assim o conhecimento escolar é tudo
aquilo que se aprende na escola, o que está implícito e explícito no currículo.
Para que
este conhecimento seja o mais objetivo possível precisamos superar o senso
comum de que o que vale a pena ensinar na escola é o conhecimento científico e
admitir a pluralidade de conhecimentos, ou seja, não podemos valorizar mais um
determinado conhecimento do que outro, mas precisamos aprender a
complementá-los, relacioná-los entre si. Buscar a medida certa, não desvalorizando nenhum tipo de conhecimento, nem enaltecendo.
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