De mãos dadas, construindo conhecimentos. Em busca de uma educação inclusiva, integrada e integradora de diversos saberes.
Reflexões sobre Currículo
"Que saberes vão à escola?"
"Quem são os sujeitos com as quais a escola trabalha?"
"Quais são os espaços e o tempo utilizados para produzir conhecimento?"
"Como são os conhecimentos escolares? Estes são construídos, produzidos coletivamente ?
Discutimos em sala sobre as políticas curriculares para a Educação Básica e a Educação Integral.
Iniciamos fazendo uma análise do projeto educativo para a Educação Básica e suas implicações curriculares a partir das Resoluções nº 4 e nº 7 do Conselho Nacional de Educação de 2010.
Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010
Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010
Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Percebemos o quanto as dimensões do educar e do cuidar estão relacionadas com o currículo apresentado nestas resoluções, sendo este o foco principal da qualidade da educação.
Apesar de ser uma visão assistencialista a questão do cuidar relacionada a educação, percebemos nas atuais conjunturas que precisamos também trabalhar nas escolas os direitos das crianças e adolescentes, sendo que além de trabalharmos o bem estar psíquico e social, devemos trabalhar também a importância do direito da participação ativa no ambiente escolar, na troca de conhecimentos. Precisamos dinamizar o Currículo.
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